Como elas são?
Enxergar para longe, intermediário e perto com uma mesma lente, são características de lentes multifocais
Esta característica é gerada pela mudança de dioptria para cada um dos campos visuais, de forma gradual e harmônica, ou seja para cada ponto entre o campo de longe e perto, existe uma dioptria diferente, pois é necessário atender a necessidade dos graos de perto e longe.
Estas mudanças de dioptria, fazem com que a lente tenha um design de visão heterogêneo, com áreas de baixa nitidez.
São estas áreas de baixa nitidez ou mesmo regiões de transição de dioptria, que trazem o desconforto para o usuário e a dificuldade de adaptação das lentes, aliadas a outros problemas potenciais, conforme descrito pela Zeiss Vision Center Joinville.
Neste ponto entra a tecnologia das lentes oftálmicas. Cada fabricante busca a perfeição na mitigação das regiões de baixa nitidez de forma a atender as características de lentes multifocais de uso de cada pessoa.
As lentes progressivas da Zeiss (Smartlife), por exemplo, foram desenvolvidas com tecnologias de suavização das zonas de baixa nitidez, de forma a possibilitar a ampliação das zonas nítidas da lente.
Outras tecnologias da Zeiss, combinadas entre si, transformam uma lente gerando campos visuais cada vez mais amplos e com características específicas para cada uso.